História da Cidade

Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande - MG

Anamélia Gonçalves

Município mineiro localizado na Mesorregião do Campo das Vertentes, a acolhedora Piedade é um dos roteiros obrigatórios daqueles que vêm percorrer a Estrada Real. Seu povo é famoso pela hospitalidade e cordialidade com que recebe os visitantes: normalmente pessoas que vêm à procura de tranquilidade típica das pequenas cidades no interior. Localizada a 1.022m do nível do mar, possui clima ameno durante todo o ano.

O nome da cidade é formado por dois fatores que são a marca da cidade desde a fundação do primitivo povoado e, que ao longo de mais de dois séculos e meio expressam o "orgulho" do povo que tem podido ler e escrever sua história sob o manto da religião e de sua característica fisiográfica de maior importância: o Rio Grande e a padroeira Nossa Senhora da Piedade.

Segundo a tradição religiosa, o primeiro nome de Piedade fora o de Águas Santas, devido a uma preciosa fonte de águas cristalinas, que por séculos, deu vida à população e, a qual são atribuídos efeitos terapêuticos tanto no âmbito físico quanto espiritual. A referida fonte situra-se a 300 metros da Primeira Matriz Nossa Senhora da Piedade. No lugar denominado Gruta da Biquinha.

Além da tranquilidade, Piedade possui muitos outros atrativos: a típica comida mineira, acompanhada de doces deliciosos, além das quitandas tradicionais; no verão, um passeio pelas belas cachoeiras da região é uma das alternativas para quem gosta do contato com a natureza. É interessante também uma visita às igrejas da cidade que representam características históricas e arquitetônicas que vão do Barroco ao Gótico, passando por detalhes herdados das arquiteturas romana e bizantina.

As festas tradicionais são um atrativo a parte. Uma delas é a Festa da Congada, realizada no final do mês de maio, expressão viva da cultura afrodescendente, mostrada através da música, da dança e da religiosidade.